terça-feira, 20 de julho de 2010

II CIRCULO DE APRENDIZADO E CULTURA DE PAZ - CUFA-MS

O CHAMADO ... "Só uma Revolução se Fundamenta ... a da consciência - Desperte-a !!!
Anticorpo de Gaia



E essa luta somente tem sentido quando os oprimidos, ao buscarem recuperar sua humanidade, que é uma forma de criá-la, não se sentem idealistamente opressores, nem se tornam, de fato, opressores dos opressores, mas restauradores da humanidade em ambos. E aí está a grande tarefa humanista e histórica dos oprimidos – libertar-se a si e aos opressores. Estes, que oprimem, exploram e violentam, em razão de seu poder, não podem ter, neste poder, a força de libertação dos oprimidos nem de si mesmos. Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte para libertar a ambos (FREIRE, 2000, p. 30)


Com a perspectiva de possibilitar o reconhecimento dos atores sociais pró-ativos em suas comunidades e que possibilitando a convergências com os movimentos, princípios e metodologias da Central Única das Favelas, é que a base Corumbá-MS, lança este chamado, que tem como propósito: mobilizar, articular, organizar e fortalecer as bases de movimentos da organização, facilitando e dinamizando a integração e atuação a nível municipal, regional e nacional, nos projetos, eventos e ações de conhecimento e interesse publico já em desenvolvimento pela Central Única das Favelas
  • O CIRCULO : "No circulo todos se olham e todos se vêem ..."
Local: Museu de Historia do Pantanal - Porto Geral
Data: 23 e 24 de julho das 18:00 as 20:30
O Circulo de Cultura é uma metodologia de intervenção na relação pedagógica, desenvolvida a partir de praticas de alfabetização de adultos, formulada pelo educador Paulo Freire; que vai muito alem do aprendizado individual, no processo faz-se a leitura do mundo - as suas normas, as suas concretudes e os seus afetos. No Circulo de Cultura, aprende-se e ensina-se modos próprios, novos, solidários, coletivos, populares, de pensar e de agir diante o mundo, e todos juntos aprenderão, de fase em fase, de palavra em palavra, de linguagem em linguagem, que aquilo que constroem pelo serviço é uma outra maneira de fazer cultura. E, é, exatamente este serviço coletivo que os faz mulheres, homens, jovens, sujeitos, seres de história, palavras e idéias chaves para alavancar a transformação.
A proposta freiriana de educação popular a partir dos circulos de cultura contribui para desenvolver a tematica dos Circulos de Cultura de Paz, como mediação da educação para a paz.
  • CULTURA DE PAZ ... "Pazear - paz em ação"

É um conjunto de valores, atitudes, tradição, comportamento e estilo de vida
baseados no respeito a vida, ao rejeição a violência, á pratica da não violência
por meio da educação, dialogo e cooperação.

Unesco 1999 - Assembléia Geral

Pilares : Aprender a Conhecer - Aprender a Fazer - Aprender a Viver Junto - Aprender a Ser.

Os círculos de cultura podem contribuir num processo de construção de uma cultura de paz, por seu acento participativo, dialógico e democrático, fornecendo esta inspiração de reunir pessoas - a idéia do círculo - em torno da preocupação pela paz, como ícone da tarefa que a humanidade necessita realizar. Neste sentido, os círculos de cultura de paz podem apresentar-se como uma possibilidade de estruturar a cultura de paz, articulando a comunidade, ou mobilizando segmentos específicos como grupos organizados, a partir de três dimensões fundamentais: comunidades de convivência e tolerância; espaços de debate e construção de consenso; e ações e programas para a transformação.

É importante ressaltar que a cultura de paz não significa ausência de conflito, mas sim a busca por soluciona-lo através do dialogo, do entendimento e do respeito a diferença. A cultura de paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade em que o ser é maior que o ter.

Os movimetos de cultura de paz tem por fontes de inspiradoras o Manifesto 2000 por uma cultura de paz e não violência, projetados pelos ganhadores do prêmio nobel da paz, e outros documentos internacionais como : (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Cartas das Responsabilidades Humanas e Carta da Terra, Carta das Responsabilidades dos Artistas e outros.

Todos Juntos Somos Fortes !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toma Junto Eterno ...