segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fazendo do Nosso Jeito - Todos Juntos Somos Fortes !!!


Central Única das Favelas – MS, em parceria com o Museu de Historia do Pantanal, o grupo de capoeira Cordão de Ouro, a equipe Transformes da Oficina de Dança, o grupo de Teatro Argos, grafiteiros da Casa do Artesão e jovens skatistas da cidade, construíram este final de semana o II Circulo de Aprendizado e Cultura de Paz.


Em virtude da importância do encontro ralizado pela CUT “Central Única dos Trabalhadores” a equipe responsável por facilitar o processo do II Circulo de Cultura de Paz da CUFA-MS, se dividiu e a equipe de grafiteiros se deslocou para o Lions Clube Ladario, onde inicio a Oficina de Grafitagem, os dançarinos da equipe Transformes dançaram e animaram a noite com o ritmos fortes e empolgante do Hip Hop, que contou também com a aprensentação de parte da banda de hapcore Ment´Ativa.


No Museu de Historia do Pantanal 17:00 foi iniciado a processo do Circulo de Aprendizado e Cultura de Paz – Tema: Linha do Tempo - Trajetórias Individuais e Processos Coletivos, onde foi apresentado os seguintes documentários e curtas:



Cosmos – As Margens do Oceano Cosmicos – Carls Sagan
Zeitgeist Addendum –
Institucional CUFA - 2010
Historia da Coisas
A Carta da Terra
Redes em Gaia.

Roda de Diálogo de Cultura de Paz

Nesta etapa alem de nos identificarmos por meio de uma dinâmica de aprensentação facilitada pelo educador ambiental popular – Almir (Mudra) podemos dialogar a respeito dos temas abordados nos vídeos documentarios apresentados como: Onda de Violência – Aquecimento Global e Mudanças Climáticas – Consumismo – Protagonismo Juvenil – Organização Social – Instituicional CUFA 2010; nos exercitamos em relaciona-los, e contextualiza-los com os fatos e experiências conhecidas no dia a dia, com os Movimentos de Juventude que buscam expressar suas ideias e pensamentos atraves de ações proativas no campo da cultura e da arte e refletir sobre as nossas ações diárias e os seus impactos em toda a rede ecológica e social:


Foi possível também cumprir com o objetivo da organização no sentido de identificão, articulação e fortalecimento das bases e conseguimos compor os frentes de batalha dos skatistas, da CapoCUFA, da CUFA-Verde, uma frente de informática, do grafite e do movimento Hip Hop.

Ficou agendado um próximo encontro para o dia 02 de agosto, as 17:00 com local a definir, que tem o propósito de organizar um calendário de oficinas e círculos de cultura de paz nas escolas e comunidades da cidade, apresentação do projeto piloto “Mente Ativa ... Cidadania Viva !! e assembléia para assinatura da ata de formação da base CUFA-MS “Corumbá”.

No sábado após a sessão de Corumbela Cine CUFA, os capoeiristas alunos do Prof. Flavio (Hollywood) e Prof. Francisco (Bob) do grupo Cordão de Ouro, organizaram uma roda de capoeira no Porto Geral, que contagiou a todos que ali passavam, segundo os professores este tipo de ação que articula movimentos juvenis e instituições publicas e privadas e de extrema importância para toda a sociedade, e uma semente do bem que é acionada no sentido de ocupar a mente e os corpos de nossos jovens com conhecimentos e ações positivas para as comunidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toma Junto Eterno ...