terça-feira, 4 de maio de 2010

Mente Ativa ... Cidadania Viva !!!





O PROCESSO ... A OFICINA !!!




Na primeira oficina acolhemos os adolescentes com um canto africano de saudação e celebração a encontros, por tradição cantado por crianças de tribos da Africa da Nação Bantú, em seguida apresentação pessoal dos facilitadores do processo e de suas respectivas instituições.



A dinamica ecologica " O Sol e os Elementos" nos apresenta conceitos e principios do funcionamento da natureza, como interdependencia, redes, touxe ao contexto a reflexão para a importancia de uma ação cooperativa e não competitiva em busca de um objetivo comum, e facilitou o dialogo a respeito do poder de ações equilibadas, positivas e proativas e as suas influencias na busca de equilibio e hamonia.

Com perguntas basicas como : O que é a vida para você ? Qual é a impotancia da familia ? O que vai fazer quando sair da UNEI ? Em que pretende trabalhar ?

Elaboradas pelo Sr Abelha da Gerencia de Igualdade Racial, foi possivel estabelecer um dialogo no sentido de indicar referencias em ações positivas, uma tentativa de ativar o despertar da reflexão, sobre o caminho perigoso e cheio de riscos futeis, que os mesmos trilharam, qual os conduziram ate aquela situaçaõ de perda da liberdade fisica em uma instituição.
O fim da ação foi celebrado com musicas da banda de RapCore Ment' Ativa e outras.


No segundo encontro do processo reforçamos as idéias transmitidas na construção de uma estrutura coletiva, com a dinamica ecologica integrativa, " O Sol e os Elementos", onde por meio de um carretel de barbante os participantes se ligam uns aos outros e a um centro, com palavras e ações positivas objetivando o equilibrio dinâmico de um objeto representativo, no caso da UNEI, onde o tema gerador da oficina tem de estar em alinhamento com as ações de responsabilidade da Gerencia de Igualdade Racial ... equilibramos o berimbal no intuito de estabelecer uma relação com o poder da palavra, e refletirmos tambem sobre a forma da estrututa, e o padrão que podemos encontrar em nosso cotiadano como : uma tenda protetora, uma teia, um guarda chuvas, uma óca, uma casa, todos que nos remetem a um tipo de proteção .

O professor de capoeira, Hollywood/Flavio, iniciou um dialogo onde contou um pouco de sua historia de 16 de capoeiragem, nos prestigiou com uma ladainha de capoeira, com a qual conquistou uma premiação em um campeonato, e se esforçou para transmitir em um reduzido tempo algumas bases e fundamentos da capoeira, atraves do dialogo, cantos e toques de berimbal.

A oficina foi encerrada com a dinamica ecologica: " Arvore Humana", que objetivou e oportunizou a reflexão sobre a cultura de paz e atitudes cooperativas e não competivos em busca de objetivos comuns, relacionou a estrutura, processos e relações da arvore com a complexidade e diveersidade da vida, enfatizando a importancia dos sistemas vivos simples, no caso a arvore, qual através da construção podemos experiementar, suas estruturas fisicas e os processos vitais e energeticos da arvore, e assim refletir sobre a sua importancia para a manutenção, sobrevivencia , equilibrio e harmonia dos sistemas vivos, e ecossistemas existentes em Gaia/Terra.

No terceiro encontro da oficina foi apresentado o filme: " Besouro " (Ailton Carmo) um dos maiores capoeiristas de todos os tempos. Um menino que ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da fisica - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão.

Passado no Recôncavo dos anos 20. Besouro é um filme de aventura, misticismo e coragem. Uma historia imortalizada por gerações... O filme gerou um dialogo onde podemos refletir sobre os caminhos e as formas de preconceitos e escravidão ainda existentes nos dias atuais, como as drogas, as favelas, a propagandas tendenciosas, as referencias negativas, os padroes de consumo e beleza, e outros.


No quarto e ultimo encontro da Oficina foi convidado o Arte-Educador Helker e os grafiteiros formados em sua oficina, o Educador Popular e Monitor de Oficinas de Grafite, compartilhou conosco um pouco de suas experiencias em projetos, e intervenções com a grafitagem por cidades do estado do MS; apresentou um video documentario com o tema: Grafitagem Arte ou Vandalismo produzido por universitarios que desenvolvem a arte das ruas. O jovem não perdeu tempo e desafio os meninos a colocar a mão na massa/tinta, assim alguns dos meninos ousaram alguns traços e juntos grafitaram um cartaz para a CUFA "Central Unica das Favelas" .
Para encerrar musicas com o jovem Henrique (H6) MC, e raper da banda Ment´Ativa.

Em um questionamento final onde foi perguntado adolescentes que participaram de todas as oficina: O que voces acharam das atividades que desenvolvemos ?
Em sua maioria todos gostaram e alguns reenvicaram mais atividades, pois o segundo os mesmo o tempo ocioso e grande o que os faz ocupar suas mentes com pensamentos que ja estão acostumados na rua e na criminalidade.
Um dos jovens concedeu uma entrevista na qual ele comenta: " É a realidade, a gente ve a força de união presente em uma pá de maluco, fazendo acontece pra gente que eles nem conhecem ... tipo assim a gente agradece mas num da valor ... ae la os cara falam assim: ae mano ces no crime é raça de esperto; não é ser esperto não, ser do crime é pro burro, esperto é o meu irmão que não é do crime"

Com o fim da oficina foi proposto pelo facilitador/coordenador das bases da CUFA, aos responsaveis por projetos e ações realizados na instituição, a continuidade do processo, atraves da apresentação de um projeto e a possibilidade de firmamento de parcerias para aquisição de equipamentos e recursos. Nada firmado e tudo em processo de conversAção.



Um comentário:

  1. e ai irmão tamo em Bonito tambem..com nossa base na atividade.....rodrigo e junão,81544117...asseça ai...http://www.youtube.com/watch?v=4ohs6RMMOeY www.cufabonitoms.blogspot.com

    ResponderExcluir

Toma Junto Eterno ...