domingo, 21 de março de 2010

CIRCULO DE APRENDIZADO E CULTURA DA PAZ


C.U.F.A – MS - BASE CORUMBÁ

Sentado em meio ao renovado verde gramado da Praça da Independência da cidade de Corumbá-MS, acompanhados das arvores e as sombras de suas copas, e bem próximo a patrimônios históricos da cidade de Corumba-MS, uma roda de diálogos e estabelecida com o objetivo de unir boa vontade e forças positivas e proativas, para o desafio de organização da Central Única da Favelas (C.U.F.A-MS), base Corumba.

A CUFA – Central Única das Favelas – é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de varias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Jovens oriundos de diversificados campos de atuação e movimentos, foram ocupando espaço em meio a primeira roda do Circulo de Aprendizado e Cultura de Paz , uma ação e proposta do grupo musical corumbaense Ment’ Ativa, e facilitada pelo integrante da banda e agente multiplicador socio-ambiental, anticorpo de Gaia da *(REJUMA) Rede de Juventude Meio Ambiente e Sustentabilidade; Almir Fernando, entende o **Circulo de Cultura como um espaço-tempo construído, que cria um processo de aprendizagem onde todos se olham e se vêem, e não a professor e sim um animador das discusões, que participa de uma atividade comum em que todos ensinam e aprendem. O animador coordena um grupo que ele mesmo não dirige.


Com o tema: “O que estamos falando ? ” e por meio de atividades dinâmicas, lúdicas e integrativas como : - CUFA – “O Sol e os Elementos” que buscou a identificação e socialização de quem somos, onde estamos e a importância de estarmos juntos e formando uma aliança positiva com o próximo e assim construindo uma rede, um tecido protetor comum compartilhado com outros.


CUFA – Para Quem ? Com que ? Porque ? e Para Quem ? foram perguntas básicas que nortearam o grupo, e assim foram construindo o exercício de pensamento, ação e reflexão no sentido de encontrar respostas chaves, para a mobilização participativa e uma organização coletiva. A atividade “Arvore Humana” desenvolvida pelo educador e naturalista ***Joseph Cornell e aplicada por educadores e multiplicadores da sua metodologia de Aprendizado Seqüencial, foi aplicada com o objetivo dos jovens experimentaram a estrutura e constituição de um sistema vivo simples, os processos que dão movimento e vida a este sistema (arvore), e de uma maneira lúdica e cooperativa contextualizaram e estabeleceram uma conexão, e relação com os objetivos do Circulo de Cultura de Paz.








* Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade ( ReJuMA) http://www.rejuma.org.br/

**Círculo de Cultura é uma idéia que substitui a de turma de alunos ou a de sala de aula. Teve grande aplicabilidade e ênfase, a partir de práticas de alfabetização de adultos, no exercício pedagógico de Paulo Freire, na região nordestina, inicialmente. e notabilizou no mundo inteiro, a partir de seus escritos no campo da alfabetização de adultos, como a Pedagogia do Oprimido, sendo criador de um ‘método’ de alfabetização denominado – Método Paulo Freire.

***Joseph Cornell montou seu próprio programa de formação universitária em Percepção da Natureza na Universidade do Estado da Califórnia, em Chico. Fundou a “Sharing Nature Foundation” para compartilhar seu método de aprendizado sequencial e filosofia com adultos e professores. Hoje é um dos principais educadores naturalistas do mundo e seus workshops em percepção da natureza são freqüentados por milhares de pessoas. Sharing Nature with Children já superou 450.000 cópias vendidas e foi traduzido em mais de 15 idiomas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toma Junto Eterno ...